Home
"Fraternidade e Políticas Públicas" PDF Imprimir E-mail

A Campanha da Fraternidade proposta para esse ano de 2019 nos desafia a nos colocarmos como protagonistas das Políticas Públicas cujos resultados afetam diretamente o nosso cotidiano.

 

O Texto-Base define política pública como “[...] o cuidado do todo realizado pelo Governo ou pelo Estado. São aquelas ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade. São ações de governo ou ações do Estado. De governo, porque ligadas a um determinado executor, portanto, é temporário. De Estado quando são ações permanentes, ligadas à educação, à saúde, à segurança pública, ao saneamento básico, à ecologia e outros. Elas visam especialmente as pessoas que são empurradas para as margens da sociedade e até excluídas [...] Essa é uma área da existência humana onde estamos carentes de profetas, mesmo que as mudanças não ocorram de imediato [...] Por isso, pede-se aos cristãos leigos e leigas inseridos na ação política o empenho na criação de estruturas sociais mais justas, a partir do princípio ético do bem comum, iluminados pela fé e a partir das orientações da doutrina social da igreja".

 

Considerando que políticas públicas são a maneira com que o Estado efetiva ações em nome do bem público, que os seus resultados envolvem toda a sociedade em suas várias dimensões e que portanto deveriam assegurar os direitos humanos mais elementares para que cada pessoa tenha condições de viver com dignidade, a CF 2019 nos proporciona importante possibilidade de nos educarmos à participação, percebendo a responsabilidade de nos fazermos presentes enquanto sociedade nas suas várias etapas (elaboração, implantação, avaliação). Ao nos colocarmos dentro dos processos que envolvem os seus vários momentos iremos, aos poucos, não apenas desenvolver uma consciência maior sobre o que são políticas públicas, mas igualmente seremos protagonistas de políticas públicas efetivamente fraternas.

 

Esse é o nosso desafio, que queremos viver junto com todas as forças sociais, políticas e econômicas.

 

Nossa proposta é que cada comunidade, considerando suas forças, possa organizar criativamente as diversas ações possíveis, buscando dialogar e trabalhar com as demais comunidades e movimentos sociais.

 

Movimento Político pela Unidade Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Civitas - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Humanidade Nova - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 


 

Seguem os links da CF 2019:

http://www.cnbb.org.br/texto-base-da-cf-2019-incentiva-participacao-dos-cidadaos-na-construcao-de-politicas-publicas/

http://www.cnbb.org.br/documentario-especial-sobre-a-campanha-da-fraternidade-2019-estimula-a-participacao-dos-cristaos-na-construcao-de-politicas-publicas/

https://www.edicoescnbb.com.br/campanha-da-fraternidade-2019